terça-feira, 28 de agosto de 2012

Desculpas ou perdão?

Certa vez um amigo me chamou a atenção sobre um detalhe que passa batido.
Uma coisa que todos nós pedimos quando vemos que pisamos na bola de forma feia, e não sabemos o que fazer. Para começo de conversa pedimos "desculpas"; mas quando esse meu amigo me chamou a atenção me fez pensar sobre o "pedir desculpas".

Mas antes de continuar, uma palavrinha dos nossos patrocinadores vamos definir:

Perdão
v.t. Conceder perdão, renunciar a punir; absolver.
Remição de uma falta ou ofensa.
Fórmula de polidez empregada quando se perturba alguém: (peço) perdão!


Agora fragmentando a palavra "desculpa" temos des-culpa.
Seria o ato de retirar a culpa de, mas só por isso será que quem pede des-culpa realmente sente-se culpado ou arrependido pelo que fez, ou apenas quer tirar aquela culpa que tem sobre si pra se sentir mais tranquilo?
Então quando é que pedir "desculpa" seria sincero  o suficiente para ser considerado perdão? Entendo que o perdão tem um impacto um tanto quanto forte, mas seria a única palavra que tenho para descrever esse sentimento. Como saber diferenciar quando uma pessoa realmente se arrepende de algo e quando ela simplesmente sabe que tem uma parcela de culpa, mas não dá a mínima?

Shakespeare disse:
"... nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém…
Algumas vezes você tem de aprender a perdoar a si mesmo."



Apesar que alguem certa vez alguem disse que a palavra culpa deveria ser excluída dos nossos dicionários e vocabulário; ao invés de sentirmos culpa deveríamos ser responsáveis pelas nossas falhas, e tomar como aprendizado para não errar novamente. Pois a culpa impede o crescimento pessoal. Já quando nos tornamos responsáveis por nossos atos e arcamos com todas as consequencias que eles geram, isso nos ajuda a crescer como pessoa. Isso caracteriza a maturidade?
 Mas isso já deixa de acontecer quando se deixa algumas falhas tomarem à frente, como o ego.


F.F.Y

Nenhum comentário: