domingo, 14 de outubro de 2012

Uma reflexão sobre liderança...


Líder: é todo aquele que exerce influência sobre outra pessoa.


O que é verdade na verdade. Todos nós influenciamos alguém de alguma forma, seja na formação da personalidade ou nas escolhas, seja até mesmo nas ações.  Muitas das escolhas que a gente toma no dia a dia, é, muitas vezes, com base em conselhos que pedimos e recebemos. O que seria uma forma de exercer influência sobre uma outra pessoa.
Nós muitas vezes não sabemos o que fazer quando recorremos ao conselho, ou quando pedimos uma opinião. Cuidado com os conselhos, mas seja paciente com aqueles que os oferecem. Conselho é uma forma de nostalgia. Compartilhar conselhos é um jeito de pescar o passado do lixo, esfregá-lo, repintar as partes feias e reciclar tudo por mais do que vale. E cuidado para quem você pede os mesmo, se a pessoa tem uma vida conflitada, de que adianta pedir um conselho à ela, sendo que ela pode acabar por lhe tumultuar ainda mais; mas de como e o por quê influenciamos alguém?
Os fatores são muitos, talvez até mesmo incontáveis.Talvez um deles seja por que muitas pessoas estejam perdidas hoje na vida delas, não sabem para onde ir, nem o que fazer.

Shakespeare disse:
"não importa onde já chegou, mas para onde está indo… mas, se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve."


Tem uma frase curiosa no livro O Retrato de Dorian Gray  de Oscar Wilde em que Lorde Henry fala para Dorian, que é mais ou menos assim:
"não existe boa influência...toda influência é má!
Pois quando você influencia uma pessoa você está desviando-a de sua natureza original."

Eu acredito que Henry, tinha medo de assumir as consequências que seus conselhos poderiam causar, de forma consciente claro. Mas ele sabia lá no fundo que influenciava o joven Dorian. Mas ele não queria se tornar responsável pelos atos do jovem, quando na verdade ele sempre foi responsável pela sucessão dos fatos que se sucedeu e por todas as ações que ele viria a praticar.
Dorian antes de conhecer Lord Henry era descrito como um homem puro e ingênuo. Talvez se ele não fosse influenciado por Henry, a vida dele poderia ser totalmente diferente do que foi.
Depois de conviver com Henry, ele se torna um "monstro".
Essa citação do livro de Oscar Wilde,exemplifica bem inúmeras situações.



Lord Henry era um líder. Um líder que exercia influencia sobre Dorian.
Depois de todos esses fatos eu me levanto, e acredito que quem leia também, o seguinte questionamento:


Que tipo de influencia exercemos sobre os outros?


 F.F.Y.

Nenhum comentário: